Compreendendo A Ira 

Introdução:

Não podemos evitar a ira, por ser uma reação natural do nosso ser, mas precisamos procurar compreende-la; para evitar que ela faça grandes estragos em nossa vida e na vida das pessoas mais próximas de nós.

1.      você tem receio da ira e do que ela pode provocar?

2.      você acha mais difícil lidar com a própria ira ou com a ira alheia? 

O que é ira

Definição: a ira é um sentimento ardente que nos faz desejar atacar e destruir alguma coisa que nos incomoda, nos ataca ou nos ameaça.

3.      você já percebeu que sua ira “arde”?

4.      você já percebeu que a ira tem a haver com sentimento e não com pensamento? Fale sobre isso. 

A ira precisa ser controlada

5.     Leia Ef. 4.26-27; o que este texto diz que acontecerá se eu não controlar minha ira? (tora vez que minha ira me controla ela me faz pecar, abre brechas para o diabo em minha vida, que ele vai usar essas brechas para me destruir)

6.     você se arrependeu amargamente por fazer algo movido pela ira descobrindo depois que o que você fez era coisa do diabo? (pessoal)

7.     você acha que é possível que satanás use a ira de um crente fiel? Porque?

8.     Leia Ef. 4.30-32; o que este texto diz que acontecerá se eu não controlar minha ira? (que o Espírito Santo será entristecido)

9.     o que eu saio perdendo se o Espírito santo estiver triste? (o espírito santo é o que libera o poder de Deus sobre a igreja, portanto quando ele esta triste não conseguiremos desfrutar do mover de Deus em nossas vidas).

10.Leia ITm. 2.8; qual a razão que este texto nos dá para controlar nossa ira? (a ira produz contenda e a contenda interfere e atrapalha nossas orações).

11.Leia Pv. 14.17; 29.11; qual a razão que este texto nos dá para controlar nossa ira? (a ira nos leva a agir com loucura sem pensar nas conseqüências e isso não é coisa de gente inteligente) 

Como lidar com a ira.

Seis Passos para vencer a ira

a- Entenda que sentir ira é uma reação natural do seu ser; você não precisa sentir culpa.

b- Entenda que é você que manda na ira, e não a ira que manda em você; não obedeça a ira.

c- Procure entender por quê está irado; sua ira precisa, em primeiro lugar, te fazer pensar não agir.

d- Procure desabafar sua ira da forma certa, com a pessoa certa, e pelo motivo certo.

e- procure resolver a causa da sua ira de uma forma saudável e coerente com os princípios de Deus

f- se realmente for justo que sua ira seja vingada entregue-a para Deus e deixe a vingança com ele.

12. Veja Rm. 12.19-21; o podemos aprender sobre se irar neste texto? (que quando nos entregamos a ira e nos vingamos estamos nos deixando vencer pelo mal; mal Deus espera que vençamos o mal com o bem) 

Conclusão:

se alguma coisa nos incomoda ou nos ameaça, não tem jeito ficaremos irados, mas Deus já nos deu os recursos que precisamos, através da palavra e do poder do espírito santo que produz domínio próprio em nós, para sermos vitoriosos contra a ira, não permitindo que ela nos controle e nos leve a pecar e trazer dor para nós e para aqueles que amamos.

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode