Compreendendo A Culpa - Parte 2 

Texto: Sl. 32. 1-7

Introdução:

A culpa é um sentimento de peso emocional, que nos cobra o fato de termos errado, ferido ou desapontado alguém. A culpa também trás consigo o sentimento de que temos que sofrer as conseqüências. A culpa é um sentimento e como tal não deve governar nossa vida; mas isso não significa que não precisamos dela pois quando é tratada de forma saudável a culpa é um instrumento de Deus que nos afasta do pecado para estar perto do Pai.

1.      Qual a parte dessa definição de culpa mais “te diz alguma coisa”? Porque?

2.      você já conseguiu perceber o “peso” da culpa? Fale sobre isso?

3.      Leia o v. 4. Como a culpa fazia o salmista se sentir neste texto? (uma sensação de peso espiritual tão grande que todo seu humor foi embora como chuva em tempo de seca.)

4.      Você percebe que a culpa acaba com o nosso bom humor? Fale sobre isso.

5.      Leia os vers. 3,7. Quais os sentimentos provocados pela culpa neste texto? (v3 uma sensação de que os ossos estão derretendo, v.7 angustia)

6.      A culpa nos cobra o fato de termos errado, ferido ou desapontado alguém. Você já sentiu culpa sem saber o que você fez de errado? Fale sobre isso? (essa culpa que a gente não sabe de onde vem normalmente é falsa baseada em princípios ou expectativas erradas; ou é verdadeira baseada em memórias que foram bloqueadas)

7.      você consegue aceitar que a culpa seja um instrumento de Deus mesmo trazendo tanta dor? Fale sobre isso. (o bom da culpa não é a dor que ela causa, mas é o resultado que ela deixa em nós quando respondemos a ela de forma saudável)

8.      De acordo com os vers. 6-7; Qual o papel que a culpa desempenhará caso respondamos a ela de forma saudável? (o papel da culpa neste caso é nos fazer fugir do pecado e chegar perto de Deus enquanto ainda não é tarde demais)

9.      você conhece alguém que não conseguiu consertar seu pecado a tempo e acabou pagando muito caro por isso?

10. O que você entende com a seguinte frase dita na introdução: “A culpa é um sentimento e como tal não deve governar nossa vida”? (não simplesmente ficar desesperado e sair correndo para me livrar da culpa mas devo fazer o que é certo para me livrar dela).

11. O que podemos fazer de errado na ânsia de nos livrar da culpa? (negar a culpa, transferir para outros, concentrar minha atenção no erro dos outros, racionalizar dando desculpas etc.).

12. Nos vers. 3,5,6; o salmista nos mostra qual é a coisa certa a fazer para lidar com a culpa. O que devemos fazer? (no v. 3 não devemos nos calar ou seja precisamos achar alguém com capacidade para ouvir o nosso desabafo (Tg.5.16) e nos vs.5,6 depois de ficar claro que a culpa é verdadeira devemos nos arrepender e pedir perdão ao senhor, então nos perdoará e nos livrará da culpa)

Conclusão:

Precisamos ter um coração sensível para sentir culpa ao menor sinal de pecado em nossa vida pois se ocorrer o contrario a ausência da culpa nos atrasará em consertar o pecado e isso certamente acabará mal. Por outro lado não devemos permitir que a culpa faça mais pressão do que tem direito sobre nossa vida pois se no entregarmos a dor da ela criará em nós fugas emocionais que não permitirão que a culpa o papel que precisa fazer e isso nos afastará de Deus.

© 2008 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode